Blog

foto de Ansiedade, Desempenho e Insônia

Ansiedade, Desempenho e Insônia

É comum perdermos o sono quando estamos preocupados ou ansiosos ou até mesmo quando estamos muito alegres ou agitados, como na vitória do nosso time, numa promoção no trabalho ou ao recebermos uma boa notícia. Entretanto, quando o sono é afetado de maneira crônica em que a incapacidade de dormir passa a ser um modo comum estamos diante da insônia.

A pessoa com insônia sente a mente inquieta, pensamentos repetitivos invadem sua cabeça e o corpo revira na cama sem conseguir dormir. Esses sintomas podem ser apenas manifestações transitórias ou algo mais profundo, como transtorno de ansiedade, ou mesmo depressão. Por isso, é importante entender o que causa a insônia e quando é necessário buscar a ajuda de um profissional.

Se mesmo com sono, ao deitar na cama, a pessoa sente que a mente não desliga, ela pode estar sofrendo de insônia que pode ser causada tanto por hábitos inadequados, quanto por distúrbios psicológicos ou questões físicas. Há hábitos que prejudicam a qualidade do sono, tais como ter a TV ligada no quarto, deitar-se sem sono, tomar café antes de se deitar, deixar a luz acessa etc.

Sabemos da importância do sono para diversos aspectos da saúde, da mesma forma que dormir mal, ou não dormir, pode trazer prejuízos graves ao corpo e à mente como problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão, prejuízos ao sistema imunológico, piora de dores crônicas, diminuição da libido, perda de memória e diminuição dos desempenhos do indivíduo.

Precisamos procurar ajuda quando dormimos menos do que o necessário e nesse caso nosso corpo manda sinais de que não está bem. O sono é restaurador e promove melhoras significativas em nossa saúde física e mental.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Dormir bem, sem interrupções, evita o surgimento de algumas doenças e ajuda o corpo a aumentar a imunidade. Caso a pessoa perceba que está havendo uma mudança no padrão do sono, é hora de procurar um profissional para investigar as causas da insônia, pois a insônia pode ser causada por distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão.

Essa mesma ansiedade que atinge a qualidade do sono também interfere nos desempenhos das pessoas tornando-as refém de resultados abaixo do seus comuns nas diversas atividades de suas vidas: lazer, esportes, estudos etc. A procura de ajuda profissional é fundamental para que o bem viver com elevação da autoestima e melhoria da qualidade de vida. Converse com seu terapeuta sobre as prováveis causas da insônia. É essencial compreender o seu corpo e a sua mente para recuperar um padrão de sono ideal e restabelecer a saúde plena e a rotina das atividades com ânimo e vigor!